Disciplina de HISTÓRIA


25 de abril de 1974, o dia em que o País voltou a ser uma democracia, depois de 48 anos de ditadura. 

O dia 24 de abril de 1974 foi o último dia da ditadura.
Nesse tempo não se podia criticar o governo, mas como a guerra colonial se arrastava, os mortos eram já muitos e as despesas cresciam cada vez mais, as pessoas passaram a estar fartas daquilo tudo. Os militares fundaram o Movimento das Forças Armadas (MFA).

Na madrugada do dia 25 de abril os militares do MFA iniciaram a revolução, ocuparam os estúdios do Rádio Clube Português e, através da rádio, explicaram à população que pretendiam que o País fosse de novo uma democracia, com eleições e liberdades de toda a ordem.
Durante o dia, a população de Lisboa foi-se juntando aos militares. A certa altura, uma vendedora de flores começou a distribuir cravos. Os soldados enfiavam o pé do seu cravo no cano da espingarda e os civis punham a flor ao peito. Por isso se falava de Revolução dos Cravos.
Um ano depois, a 25 de Abril de 1975, os portugueses votaram pela primeira vez em liberdade desde há muitas décadas.  Passou a haver muitos partidos políticos. As eleições passaram a ser completamente livres. Mulheres e homens têm os mesmos direitos. Passou a haver liberdade de opinião. A Imprensa é livre. Vivemos em Democracia!
No átrio da entrada da nossa escola, estiveram em exposição os trabalhos realizados pelos alunos de sétimo e oitavo anos de escolaridade, no âmbito da disciplina de História, sobre o 25 de abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário