CLUBE do AMBIENTE





Clube do Ambiente promove a cidadania ambiental com a plantação de espécies autóctones
No âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), e em parceria com a Câmara Municipal de Braga (CMB), numa iniciativa intitulada “Reflorestar Braga”, o Clube do Ambiente desafiou as turmas do 5.º, do 9.º anos e algumas do 7.º ano, a participar na plantação de espécies autóctones no jardim da escola (azevinho, carvalho, medronheiro, loureiro), oferecidas pela CMB.
No segundo período, no âmbito da comemoração do Dia Mundial das Florestas (Dia da Árvore), e também em parceria com a CMB, com a atividade «Oxigenar Braga», o Clube do Ambiente plantou seis árvores de fruto (ameixieiras e laranjeiras) na escola.
Estas atividades práticas proporcionam momentos de aprendizagem enriquecedores de comunicar ciência e desenvolver competências sociais e ambientais.
Os alunos participaram com motivação e entusiasmo nestas atividades que permitiram sensibilizar para a preservação das florestas que são serviços dos ecossistemas de elevada importância económica, social e ambiental.

Sabia que…
No jardim da nossa escola existe cerca de 15 espécies de árvores autóctones?
Aqui fica o nome das principais espécies: azevinho (Ilex aquifolim), sobreiro (Quercus suber), medronheiro (Arbutus unedo), carvalho-alvarinho (Quercus robur), carvalho negral (Quercus pyrenaica), castanheiro (Castanea sativa), nogueira (Juglas nigra) faia (Fagus sylvatica), vidoeiro ou bétula (Betula pubescens), pilriteiro (Crataegus monogyna), pinheiro-manso (Pinus pinea), choupo-negro (Populus nigra), plátano- bastardo (Acer pseudoplatanus), liquidâmbar (Liquidambar styraciflua), loureiro (Laurus nobilis).

Sem comentários:

Enviar um comentário