Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado dedicado à Literacia
do Oceano
Comprometido
com temas da atualidade ambiental, o Clube de Ciências CSI (Ciências sob
Investigação) do AE Mosteiro e Cávado, orientado pela professora Sofia Damiana,
dinamiza uma série de iniciativas destinadas desde a Educação Pré-Escolar ao
8.º ano, que pretendem alertar a comunidade escolar e o meio envolvente para as
potencialidades dos oceanos e a gestão adequada dos recursos marinhos, bem como
para a necessidade de preservação, especialmente da acumulação excessiva de macro
e microplásticos no oceano (8 milhões de toneladas/ano).
Assim,
conjugando três literacias, a do oceano, a da leitura e a científica, as
crianças e os alunos do 1.º ano assistiram a um teatro de fantoches adaptado
pelas educadoras Mané Monteiro, Sameiro do Vale e Lúcia Torre do conto D.
Plástico, de Maria José Moreno, ao qual se seguiu a atividade prática
laboratorial «As algas vermelhas comem-se?», em que as crianças e os alunos do
1.º ano executam todos os procedimentos e através de lengalengas criadas a
propósito aprendem as designações corretas dos materiais de laboratório e
identificam aspetos importantes do ensino experimental, como a
questão-problema, a hipótese, os resultados e as conclusões e, no final, todos
comem o resultado da experiência – esferas coloridas de gelatina. A intervenção
junto dos mais novos culminará, no 3.º Período, com a Visita de Estudo ao
Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães, onde, entre outras
atividades, vão transformar garrafas de plástico em úteis porta-chaves.
Já
os alunos do 8.º ano partiram da visualização de documentários sobre a
problemática dos plásticos e de uma Visita de Estudo ao Centro Interdisciplinar
de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), situado no Terminal do Porto de
Leixões, para a realização, no laboratório da Escola, de uma série de
atividades práticas laboratoriais, como a utilização do agar-agar na produção
de gelatina, a cromatografia de algas, estudos de densidade de diversos tipos
de plástico, o efeito da acidificação das águas nos seres marinhos e a extração
e observação à lupa binocular de microplásticos da areia da praia, da água de
lavar roupa e dos produtos de cosmética, atividades ancoradas em conhecimentos
teóricos da física, da química e da biologia que vão além do currículo
estabelecido para este ano de escolaridade. A iniciativa junto dos mais
crescidos levá-los-á à dinamização da campanha de sensibilização «Zero Waste»
que obedece à máxima de começar por mudar o mundo de cada um para mudar o de
todos (do local para o global).
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