CLUBE de CIÊNCIAS


Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado dedicado à Literacia 
do Oceano

Comprometido com temas da atualidade ambiental, o Clube de Ciências CSI (Ciências sob Investigação) do AE Mosteiro e Cávado, orientado pela professora Sofia Damiana, dinamiza uma série de iniciativas destinadas desde a Educação Pré-Escolar ao 8.º ano, que pretendem alertar a comunidade escolar e o meio envolvente para as potencialidades dos oceanos e a gestão adequada dos recursos marinhos, bem como para a necessidade de preservação, especialmente da acumulação excessiva de macro e microplásticos no oceano (8 milhões de toneladas/ano).
Assim, conjugando três literacias, a do oceano, a da leitura e a científica, as crianças e os alunos do 1.º ano assistiram a um teatro de fantoches adaptado pelas educadoras Mané Monteiro, Sameiro do Vale e Lúcia Torre do conto D. Plástico, de Maria José Moreno, ao qual se seguiu a atividade prática laboratorial «As algas vermelhas comem-se?», em que as crianças e os alunos do 1.º ano executam todos os procedimentos e através de lengalengas criadas a propósito aprendem as designações corretas dos materiais de laboratório e identificam aspetos importantes do ensino experimental, como a questão-problema, a hipótese, os resultados e as conclusões e, no final, todos comem o resultado da experiência – esferas coloridas de gelatina. A intervenção junto dos mais novos culminará, no 3.º Período, com a Visita de Estudo ao Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães, onde, entre outras atividades, vão transformar garrafas de plástico em úteis porta-chaves.
Já os alunos do 8.º ano partiram da visualização de documentários sobre a problemática dos plásticos e de uma Visita de Estudo ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), situado no Terminal do Porto de Leixões, para a realização, no laboratório da Escola, de uma série de atividades práticas laboratoriais, como a utilização do agar-agar na produção de gelatina, a cromatografia de algas, estudos de densidade de diversos tipos de plástico, o efeito da acidificação das águas nos seres marinhos e a extração e observação à lupa binocular de microplásticos da areia da praia, da água de lavar roupa e dos produtos de cosmética, atividades ancoradas em conhecimentos teóricos da física, da química e da biologia que vão além do currículo estabelecido para este ano de escolaridade. A iniciativa junto dos mais crescidos levá-los-á à dinamização da campanha de sensibilização «Zero Waste» que obedece à máxima de começar por mudar o mundo de cada um para mudar o de todos (do local para o global).

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