Ciência Andante e Cativante
Na passada quarta-feira, dia 22 de maio, Dia
Internacional da Biodiversidade, os alunos do Clube de Ciências CSI (Ciências
sob Investigação) do AE Mosteiro e Cávado, orientado pela professora Sofia
Damiana, deslocaram-se à praia fluvial de Merelim S. Paio para realizarem
várias atividades do tema Rios inseridas
no Projeto Ciência Andante, desenvolvido
sob os auspícios do Instituto de
Ciência e Inovação para a Biossustentabilidade (IBS) e do Centro de Biologia Molecular e
Ambiental da Universidade do Minho (CBMA), em articulação com a
Câmara Municipal de Braga, no âmbito do Oxigenar
Braga 2019.
Os alunos, na procura de dar resposta à questão Como está a saúde das margens ribeirinhas do Rio Cávado?, envolveram-se ativamente, sob a orientação das investigadoras Diana Barros e Rita Carvalho, na aplicação de técnicas para avaliar a condição ecológica do rio e o estado da vegetação ribeirinha, na utilização de índices bióticos com base na análise da diversidade e abundância dos macroinvertebrados bentónicos e na identificação de ações que deveriam ser implementadas para melhorar o estado ecológico das margens ribeirinhas do Rio Cávado.
Esta iniciativa ao ar livre, para além de fomentar uma maior ligação e respeito pela natureza, enriqueceu o currículo das ciências naturais do 8.º ano de escolaridade, na medida em que aumentou a literacia científica dos alunos, desvendou o trabalho realizado nas áreas da Ecologia e do Desenvolvimento Sustentável e promoveu a educação para o ambiente e a cidadania ativa, em estreita relação com o Perfil dos Alunos e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Os alunos, na procura de dar resposta à questão Como está a saúde das margens ribeirinhas do Rio Cávado?, envolveram-se ativamente, sob a orientação das investigadoras Diana Barros e Rita Carvalho, na aplicação de técnicas para avaliar a condição ecológica do rio e o estado da vegetação ribeirinha, na utilização de índices bióticos com base na análise da diversidade e abundância dos macroinvertebrados bentónicos e na identificação de ações que deveriam ser implementadas para melhorar o estado ecológico das margens ribeirinhas do Rio Cávado.
Esta iniciativa ao ar livre, para além de fomentar uma maior ligação e respeito pela natureza, enriqueceu o currículo das ciências naturais do 8.º ano de escolaridade, na medida em que aumentou a literacia científica dos alunos, desvendou o trabalho realizado nas áreas da Ecologia e do Desenvolvimento Sustentável e promoveu a educação para o ambiente e a cidadania ativa, em estreita relação com o Perfil dos Alunos e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
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