CLUBE do AMBIENTE (atividades do 1.º período)




                                       
  DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE
Alunos do Clube do Ambiente e do 8.ºano plantaram novas espécies no jardim da escola

No âmbito do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), e em parceria com a Câmara Municipal de Braga (CMB), numa iniciativa intitulada “Reflorestar Braga”, o Clube do Ambiente, em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, promoveu a participação das turmas do 8.ºano na plantação de algumas espécies de árvores no jardim da escola (cedros do Buçaco, ciprestes, medronheiros) oferecidas pela CMB.
A atividade decorreu numa parte da aula de Cidadania e Desenvolvimento e foi acompanhada pela coordenadora do Clube do Ambiente que aproveitou a oportunidade para divulgar a aplicação pl@ntNet que permite, através de fotografias, identificar plantas (nome comum e nome científico). O momento de aprendizagem foi enriquecido com a leitura e entrega de um folheto ao/à delegado (a) de cada turma sobre a diversidade de plantas autóctones existentes na escola.  
O Dia da Floresta Autóctone foi ainda assinalado com duas exposições: uma da autoria do Clube do Ambiente realçando o conteúdo “Árvores que pintam o Outono”, e outra, constituída por vinte e duas molduras, disponibilizada pela Câmara Municipal de Braga, denominada “Árvores Nativas de Portugal”, que esteve patente na sala do aluno.
Os alunos do 8.ºano e do Clube do Ambiente participaram com motivação e interesse nas atividades que tiveram como objetivos: promover a literacia ambiental, sensibilizar para a importância da preservação da floresta autóctone e para a prevenção dos incêndios florestais, através do conhecimento da importância socioeconómica, cultural e ambiental da floresta e desenvolver atitudes e valores de cidadania (competências sociais e ambientais) que contribuem para o desenvolvimento sustentável.

Sabia que … temos cerca de 18 espécies de árvores autóctones na nossa escola?

Relembramos as principais espécies: azevinho (Ilex aquifolim), sobreiro (Quercus suber), medronheiro (Arbutus unedo), carvalho-alvarinho (Quercus robur), carvalho negral (Quercus pyrenaica), castanheiro (Castanea sativa), nogueira (Juglas nigra) faia (Fagus sylvatica), vidoeiro ou bétula (Betula pubescens), pilriteiro (Crataegus monogyna), pinheiro-manso (Pinus pinea), choupo-negro (Populus nigra), plátano- bastardo (Acer pseudoplatanus), liquidâmbar (Liquidambar styraciflua), loureiro (Laurus nobilis).





















SEMANA EUROPEIA da PREVENÇÃO de RESÍDUOS
Mude de atitude: Reduza os resíduos!

O Clube do Ambiente, pelo terceiro ano consecutivo, aceitou o desafio da Braval para participar no evento “Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR)”, que decorreu de 16 a 24 de novembro de 2019. O Clube promoveu a articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento na dinamização de atividades que visavam a sensibilização da comunidade educativa para o tema deste ano “Mude de atitude: Reduza os resíduos” e, em especial, para a regra dos 3R’s - Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
As ações desenvolvidas pelos alunos, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e com o apoio da Biblioteca Escolar foram a troca de livros (book crossing) e a doação de vestuário, calçado e brinquedos usados, destinados ao Clube de Solidariedade Ativa.
Em contexto de sala de aula, por sugestão do Clube do Ambiente, foram visualizados, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, os vídeos intitulados: “Embalagens a mais na fruta e nos legumes” (nos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos); “Estamos criando um oceano de plástico?”, da série “Mares Limpos” (7.ºano); Boyan Slat (8.ºano).
O Clube do Ambiente dinamizou a exposição intitulada “Mude de atitude: Reduza os resíduos!”, que esteve patente no expositor do hall de entrada da escola, com particular enfoque para a redução da utilização dos plásticos. Neste contexto, foram apresentadas sugestões para a redução do uso do plástico e reforçado o apelo para a utilização de Eco-sacos de tecido, alguns criados pelo Clube do Ambiente, tema que terá continuidade ao longo do ano. 
O evento de educação ambiental culminou com a realização da visita de estudo às instalações do Ecoparque da Braval (Valorização e tratamento de resíduos sólidos), no dia 22 de novembro, que foi precedida com uma palestra, atividade de articulação entre o Clube do Ambiente e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e em que participaram delegados e subdelegados de turma e membros da associação de estudantes. Todos os alunos receberam um marcador de livro, também disponibilizado na sala de professores, com alguns dados relativos à poluição por plásticos e dicas sobre atitudes mais amigas do planeta.
A visita de estudo à Braval teve uma importância ímpar ao nível da sensibilização dos alunos, atendendo aos conhecimentos transmitidos no que respeita à valorização e processos de tratamento dos resíduos e, em particular, pelo impacto que a realidade preocupante, observada nesse local, nos mostra quanto à quantidade e destino dos resíduos que produzimos no dia a dia.   
Os alunos participaram nas atividades com empenho e motivação, destacando-se com impacto muito positivo a maior consciencialização para uma intervenção ativa e crítica face à problemática dos resíduos, esperando-se dos mesmos uma atitude mais proativa em ações a desenvolver na escola e no seu dia a dia como agentes de sensibilização das famílias e da comunidade envolvente.
Ao longo do primeiro período também se promoveu a participação ativa da comunidade educativa, que tem revelado elevado envolvimento na separação e recolha de tampinhas de plástico, dando-se continuidade à campanha “Seja ECO-Solidário”. 
DIGA NÃO AO PLÁSTICO, UTILIZE ECO-SACOS!

Os lembretes na exposição realizada pelo Clube do Ambiente “Mude de atitude: Reduza os resíduos!” e no marcador de livro são factos que exigem a mudança urgente de atitudes e hábitos.

Eis alguns factos alarmantes:
Em 2050 poderá haver mais plástico do que peixes nos oceanos.
Estima-se que 8 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos todos os anos.
Apenas 9% do plástico é reciclado no planeta.
Apenas 30% da totalidade de lixo marinho está à superfície.
A ilha de plástico do Pacífico vê-se do espaço e tem o dobro da área da França.

Bons hábitos para reduzir o uso de plástico e a produção de outros resíduos: 

1 - Comprar apenas o necessário.
2 - Escolher sacos reutilizáveis ou de tecido.
3 - Evitar produzir resíduos alimentares e/ou fazer compostagem caseira.
4 - Comprar a granel ou em embalagens de grandes dimensões.
5 - Doar roupa, calçado e brinquedos usados.
6 - Reparar bens e reutilizar.
7 - Diga NÃO às palhinhas de plástico.
8 - Diga NÃO às garrafas de plástico. Opte por um cantil.
9 - Diga NÃO ao saco de plástico. Adira ao Eco-saco.
10 - Diga NÃO aos descartáveis.
11 – Não utilize cotonetes.
12 - Utilize mais os lápis e menos as canetas de plástico.

MUDE OS SEUS HÁBITOS E SEJA UM BOM EXEMPLO PARA TODOS.


FAÇA A SUA PARTE PELAS GERAÇÕES DO FUTURO!

Sem comentários:

Enviar um comentário